quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Divisão do Pará

A possível separação do Pará em Três novos Estados vem sendo discutida nestes últimos anos, a Câmara aprovou decretos legislativos para se faça um Plebiscito, em até seis meses, consultando a opinião dos 3 milhões de eleitores paraenses.
A Divisão pretende cria dois Estados – o Tapajós e Carajás - e o Pará terá seu território reduzido.
Pretende-se que Tapajós ocupe 58% do atual Pará (parte oeste) e que tenha 27 municípios, totalizando 1,7 milhões de habitantes. Já Carajás deve ficar com 25% (parte sudeste), contar com 39 municípios e 1,4 milhões de pessoas.
MOTIVOS.
O Motivo da Mudança é melhorar a administração, investimentos públicos e política mais regionalizada. Porém muitas controvérsias são apontadas por estudiosos, tais como muitos custos que os Novos Estados não poderão arcar e organização de uma nova estrutura Política da região.
O Plebiscito será dia 11 de dezembro e apesar do grande isolamento de algumas localidades do Pará o plebiscito terá o apoio das Forças Armadas à Justiça Eleitoral, segundo informado pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.
 ENTREVISTAS
Elizabeth Silva, 36 anos
Opinião: "Sou contra a divisão do estado, pois os custos para isso são elevados demais ao invés disso esse dinheiro todo deveria ser aplicado em saúde e educação por todo o Pará!"

Manuel Costa 46 anos
Opinião: "Sou contra a divisão do estado pios com isso o Pará vai perder a sua identidade cultural, vai aumentar os desmatamentos, ou seja, aumentaram os problemas ambientais!"

Um comentário:

  1. Hoje, 11, começa a propaganda nas mídias sobres o plebiscito. Uma boa oportunidade de debater o assunto e fortificar as opiniões.

    ResponderExcluir