quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ano Novo

Desejo que nesse novo ano que se inicia,você realmente ....
Ouça as palavras que sempre desejou ouvir.
Pronucie as frases que um dia desejou repetir.
Sinta a emoção que sempre esperou sentir.
Divida o carinho com quem sempre desejou repartir.
Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir,e viva a vida que sempre sonhou existir.
"FELIZ 2012"

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

No mês de dezembro,comemoramos uma data muito importante para os cristãos, que é o nascimento de Jesus Cristo.

O Nota D.E.Z deseja a todos,qua magia do espiríto natalino se propague em todos os lares trazendo, paz,união,alegria e principalmente amor que é o sentimento que prevalece neste período de profunda reflexão.

Feliz Natal!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jornal Nota D.E.Z.

Dia 29 de Novembro foi distribuído o Jornal “Nota D.E.Z.” (Diário Estudantil Zarifense), como produto da oficina “Lavor – Comunicar para Mobilizar, por dentro da rede. A coletânea de reportagens produzidas durante a oficina se encontra também no blog www.notazarifense.blogspot.com. O jornal foi distribuído no evento “Oscar Zarifense” em que finaliza o período letivo da Escola Madre Zarife Sales – Guamá.


Faça o Download

sábado, 26 de novembro de 2011

Auto de Natal

O espirito natalino é verdadeiramente real,as pessoas ficam diferentes,e mais sensiveis as coisa ao su redor.
Por isso,a Escola Madre Zarife Sales mais uma vez realizara no dia 29 de novembro o Auto de Natal,que Dara inicio as 18:30 na quadra da escola.
NÃO PERCA.

sábado, 19 de novembro de 2011

Obras do Madre Zarife

Em entrevista à Irmã Imaculada ao Nota D.E.Z

1) Desde quando a obra é planejada ?

R: A três anos.

2) Quando foi dado início às obras ?

R: Em junho deste ano, mas logo foi paralisada.

3) Porque foi paralisada ?

R: Principalmente porque a escola não estava dando conta de arcar com as despesas por contas das recentes reformas feitas, dentre elas: as trocas do ar condicionado de grande parte das salas, mudanças no sistema hidráulico, troca de filtros, muito mais.

4) A obra tem data de finalização ?

R: Sem prazo definido.

Festival de Dança - Educação, cultura e arte.

O 7° festival de dança da escola Madre Zarife Sales ocorreu no dia 17/11 no teatro Margarida Schivasappa- Centur, como uma manifestação cultural que envolve toda escola e seus profissionais. Contou também com a participação de outras instituições de ensino como Colégio Dom Bosco, colégio Gentil, Colégio Santa Rosa, CIA municipal de dança de Belém, Grupo de dança Salão Z, projeto Kauí, Grupo de dança Esamaz.

Hannar Alverga, bailarina, 18, já pratica a oito anos balet,. No Festival esteve inserida em 9 apresentações, sendo sua preferida a dança moderna. ‘’Tem que ter muita dedicação, pois o festival de dança do Madre é uma experiência única’’. Já Edna mãe de aluna acha que o festival oferece interação entre os alunos e professores e os pais - "um espetáculo fantástico".

A diretora da escola Madre Zarife Sales, Irmã Maria Imaculada, considera o festival uma das mais importantes manifestações culturais que acontecem fora da escola. Um trabalho de disciplina que é construído durante todo o ano e que tem como objetivo mostrar o talento dos alunos zarifenses. Ela ainda espera que os alunos que participam e os que apreciam o projeto possam vivenciar novas experiências.

O festival de Dança é Nota D.E.Z.!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lavor - comunicar para mobilizar, por dentro da rede!


O nota dez fez uma entrevista com o idealizador do projeto "Lavor - comunicar para mobilizar, por dentro da rede",agora vamos saber como surgiu este projeto que vem mudando a vida de vários jovens.

Nome: Marcos Barbosa MCururu, 29.
Profissão: Jornalista e Fotógrafo.

Como veio a idéia de montar o projeto?
A idéia veio pela observação em que os adolescentes não se apropriavam do blog de forma a construir com algo coletivo e não criavam um olhar crítico, então resolvi criar o projeto. O projeto foi possível graças a aprovação em edital do ministério da cultura em parceria com o ministério da justiça.

Porque escolheu o escola Madre Madre Zarife Sales para implantar o projeto?
Eu quis vir para o madre porque já estudei aqui. A escola oferece uma boa infraestrutura, além do edital solicitar que o projeto fosse em "Território de Paz".

Qual a sua meta para o projeto?
Minha meta é que os alunos continuem o blog por iniciativa própria, de forma a exercitar o olhar crítico e analítico aprendido na oficina.

Você pretende trazer novamente o projeto para a escola?
Sim, pretendo trazer novamente o projeto ano que vem, pois no curso não acontece só um ensino técnico, mas também se tem debates sobre questões de cidadania.

O que você pensa sobre da utilização do blog?
O blog é uma ferramenta de mídia que só tem a ajudar, pois nele podemos ser críticos e também analisarmos, fatos que estão ocorrendo.

"Eu como cidadão, professor ,ex-aluno me sinto na responsabilidade de trazer meus conhecimentos para as pessoas que estão construindo uma nova história no Madre Zarife Sales e no Bairro do Guamá".

Em nome de todos os alunos do curso,obrigado pelo seu carinho, dedicação e paciência, concerteza esse projeto mudou a visão dos seu alunos tornando-os mais críticos e observadores!

Marcos você é N-o-t-a D-E-Z!

Lavor Comunitario

O nota dez fez uma entrevista com o coordenador de cursos livres da escola Madre Zarife e tambem Administrador do projeto,Bruno Fadul,para saber o que ele esta achando do projeto.
Acho o projeto muito importante para a instituição e para os alunos,muitas instituições deveriam ter mais projetos como esse pois falam em forma jovens cidadões,mas poucas fazem sua parte para ajudar nessa formação.
O colégio poderia ter mais projetos como esse para ensinar aos jovens a comunicação e seus direitos dentro da sociedade.

sábado, 12 de novembro de 2011

7ª festival de dança Zarifense


Dia: 17 de novembro
Local: Teatro Margarita Schivasappa
End: centur
Horário: 19:30
Adquira seu ingresso na escola Madre Zarife Sales

Não falte!

Amostra de Dança mobiliza alunos Zarifenses

O professor Ruy Figueredo, criador do projeto de dança que esta envolvendo as turmas de 5º ao Ensino Médio, manifesta a sua empolgação com o trabalho. A dança segundo o mesmo é importante para a formação de qualquer aluno, e também para que possam ver a sua disciplina com outros olhos.
“O objetivo da nossa primeira amostra é repassar aos alunos que a Educação Física não é só esporte, mas que também existem outros lados, como a dança, linguagem corporal, e até mesmo uma forma de expressão. O propósito do grupo é com que este projeto entre para o calendário da escola”, conta o professor, que teve a ajuda de outros educadores da instituição para realizar a sua idéia.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Divisão do Pará

A possível separação do Pará em Três novos Estados vem sendo discutida nestes últimos anos, a Câmara aprovou decretos legislativos para se faça um Plebiscito, em até seis meses, consultando a opinião dos 3 milhões de eleitores paraenses.
A Divisão pretende cria dois Estados – o Tapajós e Carajás - e o Pará terá seu território reduzido.
Pretende-se que Tapajós ocupe 58% do atual Pará (parte oeste) e que tenha 27 municípios, totalizando 1,7 milhões de habitantes. Já Carajás deve ficar com 25% (parte sudeste), contar com 39 municípios e 1,4 milhões de pessoas.
MOTIVOS.
O Motivo da Mudança é melhorar a administração, investimentos públicos e política mais regionalizada. Porém muitas controvérsias são apontadas por estudiosos, tais como muitos custos que os Novos Estados não poderão arcar e organização de uma nova estrutura Política da região.
O Plebiscito será dia 11 de dezembro e apesar do grande isolamento de algumas localidades do Pará o plebiscito terá o apoio das Forças Armadas à Justiça Eleitoral, segundo informado pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.
 ENTREVISTAS
Elizabeth Silva, 36 anos
Opinião: "Sou contra a divisão do estado, pois os custos para isso são elevados demais ao invés disso esse dinheiro todo deveria ser aplicado em saúde e educação por todo o Pará!"

Manuel Costa 46 anos
Opinião: "Sou contra a divisão do estado pios com isso o Pará vai perder a sua identidade cultural, vai aumentar os desmatamentos, ou seja, aumentaram os problemas ambientais!"

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Orgulho Zarifense!



No dia 25 de outubro de 2011,foi anunciado que o aluno Daivisson do Rosário Batista,estudante da escola Madre Zarife Sales,venceu todos os 17 alunos de escolas públicas,que estavam disputando uma vaga para representar o estado do Pará no programa soletrando exibido aos sábados no caldeirão do huck(programa exibido pela rede globo),esse programa tem como objetivo,incentivar a leitura e o interesse pela gramática da língua portuguesa.

O aluno,quando percebeu que havia vencido seus concorrentes ,ficou surpreso e muito feliz,e desde esse momento ele passou a ter um grande assédio da imprensa local.

O nota dez fez uma pequena entrevista com o estudante,ele falou que está muito emocionado,pois foi a primeira vez que isso aconteceu com ele,e também disse que está recebendo da escola um grande apoio da direção,coordenação e principalmente da sua professora de português,o estudante ainda complementa dizendo que sente orgulho de ser um aluno zarifense.

Daivisson deixa uma mensagem para todos os alunos zarifenses:´´Se Deus quiser eu vencerei o soletrando 2012``.

O Daivisson é´´ N-o-t-a D-E-Z``!

sábado, 29 de outubro de 2011

Batida Paraense Agita o Sarau

Ao som dos tambores e o remix contagiante, uma mistura de ritmos e historias, um som que não deixa ninguém parado é assim que surge o tecno melody, uma batida que vem ganhando espaço nacional, e o sarau zarifense não podia deixar o ritmo de fora.
A dupla Adailson Silva e Malú Costa fizeram um espetáculo a parte fazendo o público vibrar a cada passo executado ao som dessa grande batida paraense.

Superação e Talento

O que os olhos não vêem o coração pode sentir, mostrando que a nossa cultura pode ultrapassar as barreiras fazendo da superação sua principal aliada, foi isso que mostrou Ana Clara, deficiente visual, fazendo uma bela dupla de violino e violão ao som da musica “Uirapuru” de Waldemar Henrique e depois de tanta emoção contamos com sua doce voz ao ritmo contagiante “Sabor Açaí" de Nilson Chaves, mostrando que para o talento não existe fronteiras.

A cultura ensina no madre.




O sarau contou com a participação de diversos professores,eles deram bastante apoio aos alunos,desde o início do projeto.
Nós , falamos com uma das professoras envolvidas com o projeto,Lucília Guerra Pereira,ela disse que este ano o diferencial do evento é que ele está abordando uma temática atual que é a divisão do estado do Pará;e também nos revelou que durante o evento iriam ocorrer muitas surpresas e também muita emoção.
Durante o evento,ocorreu muita emoção por parte dos professores.O sarau além de um belo espetáculo vale uma parte da avaliação dos alunos,pois o mesmo envolve,disciplinas,como português,redação,Ed.Física,Artes,entre outras.

Sarau, um grande sucesso.


Já é o V ano do Sarau, este ano com a temática '' Existe um pais que se chama Pará e um continente que se chama Amazônia'' , ocorreu dia 28 de novembro no auditório do colégio Nazaré, como uma programação socio-cultural da Escola Madre Zarife Sales .
O tema foi escolhido pela organização com o objetivo de mostrar a vasta cultura do Estado em dimensões continentais. Segundo Prof° Benedytho ''Não foi nossa principal intenção dar uma opinião política, mas depois de aprofundar no tema e ver mais sobre esse Pará tão grande, percebemos que deveríamos mostrar que o Pará não pode ser dividido''.
Conforme a diretora Irmã Imaculada ''O Sarau a 5 anos tem trazido uma cultura para os alunos assim eles descobrem os seus valores, tem uma interação com os professores é também uma forma de trazer a família pra escola, colabora na aprendizagem cognitiva dos alunos, ele forma alianças dos alunos com a escola, abre caminhos para o mundo e com isso a escola fica feliz!''.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alunos do Madre visitam a Estácio FAP para expor projeto de Cidadania

Nesta quarta, 26, ocorreu o Social Media Day no Simpósio Acadêmico da Estácio FAP. Uma ótima oportunidade de obter conhecimentos sobre experiências em mídias sociais.

As palestrantes foram Elva vieira, José Calazans, Marcos Barbosa e Marcos e Aliyan daPizzup. A mesa foi mediada por Pedro Loureiro. Todos mostraram de forma dinâmica as experiências profissionais da atividade do Social Media - profissional que usa as ferramentas de mídias sociais para informar, monitorar opiniões e imagem.

No evento contamos com a presença de Ana Carol Marques, Carolina Corrêa e Anne Caroline, alunas da Escola Madre Zarife representando a turma do Projeto “Lavor – Comunicar para Mobilizar, por dentro da rede” e relataram suas experiências com o conhecimento adquirido durante a oficina.

Conheça o Blog Nota D.E.Z.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mais de 480 toneladas de lixo foram recolhidas durante o círio

Segundo a SESAN (Secretaria Municipal de Saneamento) 300 toneladas foram produzidas somente na procissão de domingo.

Durante os dois dias de festa, no círio, trabalharam mais de 1,8 mil pessoas, entre varredores e catadores de lixo de diversas cooperativas da Grande Belém. A Divisão de Coordenação de Resíduos Sólidos da SESAN, “estima que a cada ano a produção de lixo no Círio de Nazaré aumenta em torno de 10%.

MATERIAS ENCONTRADOS

Segundo a SESAN cerca de 60 toneladas de material reciclado também são retiradas das ruas neste período, entre garrafas plásticas, copos e latas de refrigerante e cerveja (cerveja, origem provável: Festa da Chiquita, face profana da manifestação religiosa), papel, papelão, etc. Boa parte desse material vai para o aterro sanitário da Aura.

Recírio


Nesta ultima segunda feira do mês de outubro, aconteceu o retorno da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Colégio Gentil Bittencourt. Este é o momento em que o povo paraense encerra suas homenagens à “Padroeira da Amazônia”. É o Recírio.
                                                                                                                                                Foto Moka
O Passado
A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato já relatado em 1859. Ainda conhecido como "Último Ato da Festividade Nazarena", ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. (DOL)
O Futuro
Analisando alguns processos de transformações na festividade do Círio de Nazaré, fica claro que se trata de um acontecimento cada vez maior, uma vez que podemos observar uma crescente ampliação dos seus eventos por toda a cidade de Belém, pelo Estado do Pará e até mesmo pelo Brasil.
Com o crescimento da “indústria cultural” - conceito que une o processo de globalização econômica com a mundialização da cultura; as festas populares tornaram-se grandes atrativos de um mercado de bens e serviços, tendo o turismo religioso como grande protagonista deste cenário.
O fato é: o Círio está começando cada vez mais cedo. Então, com toda esta “valorização da fé”, quem sabe um dia seja interessante ele terminar um pouco mais tarde?!
Pensando dessa maneira, é perfeitamente possível que, no futuro, o Recírio, seja apenas história, ou quem sabe além de outra data, ganhe um número muito maior de participantes, a exemplo do que aconteceu na Trasladação.
Ainda assim, apesar de ser uma procissão significativamente menor com relação à duração, ao percurso e ao número de participantes, esta é uma manifestação extremamente emocionante. Entre orações e canções, os fiéis misturam sua fé ao sentimento de despedida, comovendo pela ultima vez neste ano, todos aqueles que acompanham nosso Círio.
Que neste momento possamos renovar nossa fé e revigorar todos os nossos sonhos, enchendo nossos corações de boa energia, de paz e de amor.
Que após o Círio, as pessoas possam continuar exercitando a tolerância, buscando todos juntos fortalecer a esperança por uma sociedade e um mundo melhor.
Até mais, Santinha! 

Círio - Pagadores de Promessas

O Círio é a maior manifestação religiosa do mundo que ocorre na cidade de Belém do Pará reunido mais de dois milhões de católicos no segundo domingo de outubro.

Os pagadores de promessas são aqueles que movem essa grande festa, com sua fé, emocionam a todos que vão prestigiar. Com seus joelhos, braços ou seu corpo todo demonstram um dos grandes significados do Círio.

A corda é um dos grandes símbolos do Círio inserido em 1855, para puxar a berlinda de um atolamento, em decorrência de uma forte chuva. Em 2011 estima-se que foi puxada por 7.600 promesseiros, onde depositaram toda a sua em fé em 3,6 Km de percurso.

Os promesseiros aparecem carregando imagens de miriti, crianças, objetos feitos de gesso entre outras maneiras.

Portanto, os promesseiros em sua grande fé a Nossa Senhora de Nazaré, carregam a emoção e devoção de todos aqueles que se encontram nessa grande festa homenageado a rainha da Amazônia.

sábado, 22 de outubro de 2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Enem, é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este ano são 5.366.780 inscritos em todo país. As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro.

Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país. 

Lucyandro Milkau, 27, fez a prova neste sábado, na Escola Madre Zarife, para medir seus conhecimentos - "Fiz uma prova tranquila acredito que amanhã será melhor".

Saiba mais de algumas estatísticas e curiosidades do Enen:

  • Entre os estudantes matriculados no último ano do ensino médio (concluintes), 1.224.157 são oriundos de escolas públicas; 276.465 informaram vínculo com instituições da rede particular de ensino. 
  • Em busca do certificado de conclusão do ensino médio, registraram-se 545.798 inscrições. 
  • Foram considerados isentos 3.798.874 (70,8%) dos inscritos, liberados do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35. 
  • Pedidos de atendimento especial para a realização da prova foram apresentados por 60.543 inscritos, dos quais 33.328 são pessoas que guardam o sábado. 
  • No dia 22 de outubro, elas farão o exame em horário diferente — começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas devem chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos — entre 12h e 13h. 
  • Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame, e terão o mesmo tempo (quatro horas e meia) que os demais para fazer a prova. 
  • Pediram salas de mais fácil acesso 11.606 participantes; sala hospitalar, 842. Os pedidos de prova com letras ampliadas foram feitos por 5.994 pessoas; outras 325 farão o exame em braile e 3.079, com um auxiliar para a leitura (ledor). 
  • Vão precisar de ajuda para a transcrição 3.867 candidatos; 1.502 necessitarão de intérprete da língua brasileira de sinais (libras). 
  • O exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes). 
  • As provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As de domingo, 23, abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Obra no Mercado do Guamá



Hoje os integrantes do Nota dez foram fazer uma fiscalização popular no mercado do guamá com o objetivo de saber o que os feirantes pensam sobre a reforma do mercado. 
Por causa da obra os feirantes tiveram de ser remanejados para calçada, em março deste ano, prejudicando a passagem dos pedestres. A obra foi estimada em 1.244.912.20 e ainda não foi entregue para a população. Feirantes falam que a obra será entregue no aniversário de Belém, 12 de Janeiro do ano que vem. 

O que diz os feirantes? 

As opiniões se divergem em relação a obra, como e o caso da dona Dalva Helena,que trabalha a mais de 10 anos na feira, e diz que em relação as vendas houve um prejuízo ,pois no local de onde eles estão na há uma boa infraestrutura para receber seus clientes. Já seu Manoel que trabalha a 5 meses no local diz que suas vendas aumentaram o dobro devido o local para onde foi remanejado e que a obra para ele não trouxe prejuízo. 
Podemos perceber que a uma precariedade no local, pois as barracas foram instaladas perto de valas e bueiros, onde ocorre bastante concentração de ratos e baratas sem falar no mal cheiro. 

Lixo 

Frutas, verduras, legumes, carne, peixe, pedestres, feirantes e muito lixo ocupa parte da rua em frente às barracas, segundo o vendedor José Santos, que trabalha a 7 meses no local, o lixo jogado na rua é diariamente coletado pelos caminhões de lixo, no entanto, resíduos permanecem e acabam por se depositar nos bueiros, gerando complicações principalmente nos períodos de chuva. Segundo o feirante Manuel, o lixo é jogado em um local indicado pela administração da obra do mercado, e isso atrapalha de varias maneiras a vida da população. A falta de um latão de lixo faz com que os resíduos sejam depositados no chão atrapalhando os pedestres e o tráfego de trânsito no local.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Brinquedos de miriti.


No segundo domingo do mês de outubro nos deparamos com a maior festa católica do mundo,que é o círio de Nazaré,dentro dessa linda manifestação de fé encontramos vários elementos indispensáveis da cultura de um povo guerreiro e, muito criativo.

Um dos principais elementos que caracterizam essa manifestação,são os brinquedos feitos de miriti,que levam a alegria para crianças com suas formas variadas e cores que chamam atenção;e também dos adultos que voltam a sua infância.

O brinquedo de miriti é uma tradição típica da cidade de Abaetetuba de onde esse tipo de artesanato é exportado para outros estados e para o mundo.O miriti é um dos maiores atrativos,não só pelos brinquedos,mas também,pela diversidade de objetos decorativos feitos com ele.

Essa tradição, como muitas,não tem data de início e é um conhecimento que foi passado de pai para filho,como é o caso de Miguel Silva,um artesão, 72 anos,que confecciona os brinquedos.Ele explica que importa a matéria prima e depois só da as formas aos brinquedos com sua faca,diariamente produz 80 bonecos e os vende a preço de três reaisR$ 3,00.Seu Miguel sente orgulho de sua profissão,sua maoir obra prima foi fazer uma roda gigante,que lhe exigiu muito esforço e precisão pois durou uma semana para se concluída.
O brinquedo de miriti é hoje um dos maiores divulgadores da imagem Abaetetuba mo Brasil e no mundo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Irmã Suely - amor,vocação e profissionalismo.


Nome:Antônia Suely Vilhena Chaves.

Idade:49 anos.

Nascida no dia 12 de junho de 1962,demostrou interesse pela vida religiosa aos 12 anos,tendo como principal agente motivador a vontade de ajudar os pobres,no inicío,sua família não aceitou sua decisão,mas atualmente aceita e diz que estão dispostos a recebê-la de braços abertos,caso ela queira voltar.Suely pensou em largar sua vida religiosa mas depois de muita oração ela se arrependeu.
Atualmente a mesma reside e trabalha na escola Madre Zarife Sales,atuando na área do setor financeiro,mas também atua com âncora em um programa em uma rádio católica que tem como objetivo pregar a valorização e o respeito com os idosos.

A religiosa,ainda não se sente plenamente realizada na escola Madre Zarife Sales,porque diz que ainda sente falta de uma pastoral viva com a juventude.Seu principal objetivo de vida é ajudar a resgatar almas de pessoas perdidas e na sua opinião quando a mulher põe o hábito ela não perde sua vaidade,pois existem vários tipos de vaidade.

Quanto ao tema eduacação nas escolas a irmã, acha um caso grave,pois está ocorrendo uma onda de violência muito grande,Suely fala que´´A educação é muito importante só que há muito trabalho para poucas pessoas``.

Mensagem da irmã suely para os jovens: Que cada jovem sinta que Deus é o centro de suas vidas, e que também possam assimilar os valores ensinados por ele.

sábado, 15 de outubro de 2011

Blog Nota D.E.Z está online

Nota D.E.Z. (Diário Estudantil Zarifense) é um blog, coletivo que informará notícias da Escola Madre Zarife Sales, do Bairro do Guamá, de Belém, do Pará, do Brasil e do Mundo.

Ele é produto da Oficina "Lavor - Comunicar para Mobilizar, por dentro da rede" que visa formar e realizar atividades de estudos, capacitação, organização de redes solidárias de comunicação popular, com ênfase no impresso e online e ações de cultura para a juventude no bairro do Guamá, articulando este campo como meio de construção de cidadania.

A oficina tem parceria com O Ministério da Justiça pelo PRONACI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em parceria com o Ministério da Cultura pelo programa Mais Cultura. Ele é 1 dos 34 microprojetos contemplados pelo programa de Território de Paz, em Belém do Pará, que terão atuação nos bairros do Guamá e Terra-Firme. O programa tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais.